sexta-feira, 12 de março de 2010

ESPIRAL DE SONETOS 1

ESPIRAL DE SONETOS

1 SONETO

MERA SAUDADE.




1

Pudesse ter ao menos uma vez
O amor do que desejo e não me quis,
Eu não seria assim esta infeliz
Meu mundo não teria insensatez.

Quem sabe poderei ter noutro dia
O encanto que jamais se deu enfim
Talvez ao renascer este jardim
Encontre no caminho a poesia.

A moça dedicada do passado,
Menina enamorada em seu castelo
Momento delicado e mesmo belo,
Há tanto que percebo abandonado.

As rugas não desmentem a verdade
Restando do que fui, mera saudade...

2


Restando do que fui, mera saudade,
O olhar enternecido me abandona
E quando a realidade chega à tona
Tristeza do não ser, domina e invade.

Pensando neste amor que ainda trago
Vivendo sem ninguém, sigo vazia,
E quando me percebo em fantasia,
Não ganho do viver sequer afago.

O beijo delicado de quem fora
Outrora a companhia mais constante,
Ao ver a minha vida num instante
Percebo quanto sofre a sonhadora,

Carrego como fosse cicatriz
O amor do que desejo e não me quis.

3

O amor do que desejo e não me quis
Persegue-me qual fora um pesadelo
E quando mais constante posso vê-lo
Felicidade escapa por um triz

Encontro em meu caminho falso brilho
Qual fora um diamante embrutecido,
O vento do passado em vago olvido
Traduz estrada amarga aonde eu trilho.

E sendo assim a vida feita em mágoa
Carrego a solidão como bandeira,
A sorte muita vez aventureira
Nos braços de outro alguém, cisma e deságua.

Não fosse o que a verdade contradiz
Eu não seria assim esta infeliz.

4


Eu não seria assim esta infeliz
Se amor pudesse além de um sonho,
E quando estes sonetos eu componho
Uma alma se desfia feito atriz;

No quarto de dormir, este abandono
Tomando toda noite não permite
Que amor reconhecendo algum limite
Acalme o pensamento e trague o sono.

Insone qual fantasma, num cigarro
Percebo que o desejo se esfumaça
E quando a solidão devora, traça,
Nos ermos do vazio eu já me esbarro

Pudesse ser o sonho que não vês
Meu mundo não teria insensatez.


5

Meu mundo não teria insensatez
Se ao menos estivesses junto a mim,
A história recomeça e não tem fim,
Futuro num momento se desfez.

E o gosto desejado desta fruta
Prazer que não consigo, pois distante,
Por mais que se pensara deslumbrante
A sorte se demonstra mais astuta.

Reluto e já não posso caminhar,
Na ausência da alegria, me perder,
E quando mergulhando em desprazer
Jamais sob meus olhos o luar.

O gozo feito em rara alegoria
Quem sabe poderei ter noutro dia.


6

Quem sabe poderei ter noutro dia
O brilho de um amor que em paz se deu
O coração que fora frio e ateu,
Na imensa maravilha se daria

E assim num caminhar bem mais tranqüilo
Depois destas borrascas costumeiras
Bonança mesmo quando não me queiras,
Olhando para além busco e desfilo.

Ancora-se o prazer num peito triste
Deixando para trás o medo e a dor,
O mundo neste instante a se propor
Deveras do que agora, amargo existe

Teria finalmente dentro em mim
O encanto que jamais se deu enfim.

7

O encanto que jamais se deu enfim
Não poderia nunca ser aquele
Aonde uma esperança se revele
Traçando nos meus olhos ao que vim.

Escuto a voz de um tempo aonde a luz
Pudesse traduzir felicidade,
E quando me percebo em fria grade
Apenas o vazio reproduz

Enclausurada e tensa nada vejo,
Semente que se aborta da esperança
E quando no passado olhar se lança
Futuro em dor intensa já prevejo

Aonde desvendar amor sem fim?
Talvez ao renascer este jardim.

8


Talvez ao renascer este jardim
Eu possa recolher divina rosa,
E nela a minha história prazerosa
Vivendo o que não via quando eu vim

Apostas já perdidas no passado,
A sanha em pleno breu negreja a vida
Percebo muitas vezes iludida
A sorte noutra senda, noutro prado.

Um coração se dando e nada tendo,
Sabendo que jamais terá descanso
Diversa da emoção que não alcanço
Um dia sem prazer nem dividendo

Talvez quem tanto encanto fantasia
Encontre no caminho a poesia.

9

Encontre no caminho a poesia
Quem tanto desejou felicidade
E quando enfim rompesse qualquer grade
O dia mais bonito e em paz teria.

Servindo ao grande amor de minha vida
Eu vejo a luz que tanto procurava
Dos sonhos, fantasias sou escrava
E tenho sem defesas a guarida.

Percebo nos teus olhos o prazer
De quem se deu e agora já recebe
Beleza sem igual da mansa sebe
Aonde mergulhando pode ver

Depois do sofrimento desvendado
A moça dedicada do passado.

10

A moça dedicada do passado
Agora se permite sonhadora
Querendo como outrora sempre fora
Delírio deste príncipe encantado.

E nele percebendo a maravilha
Do Amor adolescente. Bela fonte
Que a cada novo dia mais aponte
Caminho aonde o gozo e o sonho trilha.

Brilhando no meu céu imenso sol
Entrego-me aos prazeres que me dás,
Vivendo tanto amor em farta paz,
No olhar de quem desejo; este farol.

No mundo que percebo agora belo
Menina enamorada em seu castelo.


11


Menina enamorada em seu castelo
Jamais alguém bebeu tanta alegria,
E o quanto deste amor ainda guia
A cada verso em paz, mostro e revelo.

Abençoado ser a quem me dei,
E tanto desejara a vida inteira,
Sabendo deste tanto que me queira
Clareia com fulgor a minha grei.

E sendo a tua amada, uma donzela
Que um dia imaginaste no passado,
O amor quando demais em alto brado
Gritando esta emoção já se revela

Dourando a minha vida neste anelo
Momento delicado e mesmo belo.


12


Momento delicado e mesmo belo
Vivido por quem quis felicidade,
E quando se mostrando uma verdade
À qual sinceramente não me atrelo,

Eu pude perceber a falsa luz
E nela errôneo canto destruído,
Melódica emoção se fez ruído
O que pensara rosa; vejo cruz.

E tento disfarçar, mas não consigo,
O encanto se desfez em um segundo,
E o coração deveras vagabundo
Morrendo sem ninguém, vil desabrigo

Retrata fielmente este reinado,
Há tanto que percebo abandonado.


13

Há tanto que percebo abandonado
O sonho mais audaz e mesmo assim
Teimando contra tudo, agora eu vim
Falar deste momento do passado.

Esqueço os dissabores, sigo em frente
E nada mais escondo de ninguém,
Não canto tão somente o que convém
Nem quero ser da vida mais ausente.

O mundo não se esconde. A fantasia
Quimera que destroça e me acalenta,
A sorte se desnuda e violenta
Traduz realidade que me guia.

Por mais que uma ilusão ainda brade
As rugas não desmentem a verdade.


14


As rugas não desmentem a verdade
E dela faço assim uma bandeira,
Por mais que outro caminho ainda queira
Somente nela vejo a liberdade.

Audaciosamente muita vez
Seguira contra a força da maré,
Agora me percebo e vou em pé
Diversa da que outrora ainda vês

E nada me detém, nem mesmo a dor,
Partindo para o etéreo, cosmonauta,
A mesa do jantar, deveras lauta
O gosto de um momento redentor.

Por mais que tanto agrade ou desagrade,
Restando do que fui, mera saudade...

Nenhum comentário: