segunda-feira, 12 de abril de 2010

HOMENAGEM A ADÉLIA PRADO

PRANTO PARA COMOVER JONATHAN

Os diamantes são indestrutíveis?
Mais é meu amor.
O mar é imenso?
Meu amor é maior,
mais belo sem ornamentos
do que um campo de flores.
Mais triste do que a morte,
mais desesperançado
do que a onda batendo no rochedo,
mais tenaz que o rochedo.
Ama e nem sabe mais o que ama.

ADÉLIA PRADO




1

“Ama e nem sabe mais o que ama.”
Quem tanto ama sem saber mais
Onde tanto quer temporais
Mantendo força, fúria e chama
E quem decerto não reclama
Quarando os sonhos nos varais
Encontrando os seus vendavais
Ao espalhar a sorte em rama
Jamais se mostraria audaz
E na verdade tanto faz
Se a verdade diz da verdade
O que na verdade se esconde
Sem saber sequer nem por onde
E nem talvez se tanto agrade.

2


“mais tenaz que o rochedo”
Mais feroz que este vento
Mais audaz pensamento
Quando quero concedo
Se também dita o medo
Onde possa estupendo
Eu tanto não desvendo
Vou mudando este enredo
Cedo ou tarde reluto
Ao vestir mesmo luto
Que me vestira outrora
A saudade que fora
Cruel ou tentadora
Ainda me decora.

3

“do que a onda batendo no rochedo,”
Ou quanto poderia desvendar
Sabendo do poder do mesmo mar
Do qual deveras sei o meu degredo,
Nada posso enquanto não me enredo
Nas ondas mais diversas, céu, luar
E se tanto poderia navegar
Descrevo cada tombo do penedo
Gerando cicatrizes que cultivo
E tanto quanto posso morto ou vivo
Vingando cada engodo mais comum,
Depois de tanto tempo percebi
Que deveras sei do quanto existe aqui
E quando mais procuro, sei nenhum...

4

“mais desesperançado”
O quanto destroçara
Se eu tenho esta seara
Dos idos do passado
Vencido e desolado
O peso se escancara
E tento sendo amar
Amar sem ter enfado
Do fado faço o rito
Do rito se não grito
No infinito espero
Finito caminhar
Se eu sei ou não meu mar,
Ao menos sou sincero.


5


“Mais triste do que a morte,”
Talvez seja o não ser
E tanto em desprazer
Aumento cada corte
E sem quem me conforte
Prefiro nada ter
E mesmo sem poder
Não sei sequer do corte
Que tanto preferira
E tanto ainda fira
Quem não mais sabe se
E quanto mais procuro
O sol se torna escuro
E o nada é o que se vê.


6


“do que um campo de flores”
Ainda que o canteiro
Negando o jardineiro
Já não tem sequer cores,
E se inda queres, fores
Mergulho por inteiro
De pedras, travesseiro,
Depredas meus amores.
Gerindo o nada quando
Outrora disfarçando
No quanto poderia
Do que este campanário
O quanto é necessário
Amar em poesia...

7

“mais belo sem ornamentos”
Meus dias sem alegrias?
Sem decerto as poesias
Só restando então tormentos
Se eu pensasse nos momentos
Onde em luzes não porfias
As estrelas não me guias
Nem deveras bebes ventos
Sendo assim inusitado
O que fora mais amado
Verso canto em voz suave
Sem saber do quanto deve
Poesia deixa leve
Liberdade diz de uma ave...

8


“Meu amor é maior,”
Meu caminho é suave
Poesia uma nave
Senda sei de cor,
E se canto melhor
Sem saber risco e trave
Nada tendo que trave
Não sei mais tom menor
Eu vivo a liberdade
Dela sei o caminho
E se tanto me aninho
Sem ter quem dita a grade
Meu verso dita então
O rumo e a direção.

9


“O mar é imenso?”
Não posso calar
Tocando luar
E se me convenço
No quanto compenso
Meu erro ao sonhar
Vislumbro outro mar
Enquanto em ti penso,
Servindo de escudo
O quanto não mudo
Caminhando em paz
A voz de quem canta
Mais alto levanta
Se faz mais audaz.

10


“Mais é meu amor”
Que a força sublime
E quanto se estime
Mais bela é tal flor
E seja o que canto
Amor tanto ou quase
Que nunca defase
Tamanho este encanto
Vivendo tal sonho
Não posso fugir
Recolho o porvir
Enquanto componho
Meu verso liberto
Amor não deserto.

11

“Os diamantes são indestrutíveis?”
O meu caminho mostra-se diverso
E deveras se faço cada verso
Procuro desvendar dias terríveis
Momentos são por certo mais plausíveis
E neles com certeza sigo imerso
E se tanto de mim mesmo vou disperso
Entrando com temor em novos níveis
Não posso controlar cada palavra
Enquanto a poesia em mim já lavra
Escassa realidade que porfio
E tendo com ternura todo sonho
O quanto na beleza em que componho
Pureza desta gema é desafio.

Nenhum comentário: