terça-feira, 8 de junho de 2010

35921 até 35930

1

A sorte caprichosa em tons sombrios
Devassa cada passo que inda possa
Viver aonde a vida se destroça
Mergulho nos meus ermos desafios
Tentando perceber quaisquer desvios
Por onde a solidão já não se apossa
E encontro tão somente a queda e a fossa,
Devastações ditando ares mais frios,
Esboço algum sorriso, incoerência
O quanto me protejo da demência
E nada se percebe além do vão,
O passo solitário se persiste
E meu olhar decerto amargo e triste
Buscando qualquer mera solução.


2


Ermida que carrego dentro da alma
Não deixa que se veja além do vago
Caminho aonde em trevas eu me afago
E nada nem a morte mais me acalma,
Expresso em poesia o que mais sinto
E teimo contra a solidão embora
Eu saiba do vazio em que se aflora
O quanto deste nada fora extinto,
Apenas a peçonha em cada olhar
E nada do que possa ainda vir,
Medonho em ar sombrio o meu porvir,
Uma alma inconsistente a divagar
Procura pelo menos uma chance,
Mas nada vejo além ao meu alcance.


3

Pacientemente busco alguma luz
E tento revelar o que há em mim,
Mas quando vejo alheio este jardim
No qual toda esperança um dia eu pus,
Assenta-me a vontade em contraluz
E teimo até sangrar sabendo enfim
O quanto do vazio trago e assim
O medo noutra face agora expus,
E solitário tento discernir
Na mera fantasia, este elixir
Porquanto a vida nega uma existência
De quem se fez além de mera sombra,
O quanto do passado ainda assombra
Qual fora a mais terrível penitência.

4

Vivendo tão somente em desamor,
Audaciosamente desejara
A vida novamente em lua clara,
Mas quando me percebo em tal pavor,
Aprendo a discernir a imensa dor
E nela se aprofunda a vil escara
Por onde a morte adentra e se prepara
Tornando mais cruel o meu labor,
O farto imaginar já não podia
Conter a solidão nesta sangria
E tudo se esvaindo num instante
O fato é que decerto inda resisto
E sei o quão cruel existe nisto
Cenário a cada passo degradante...

5

Aplaco a tempestade em voz macia,
Mas nada se resulta nesta paz
Que tanto merecia e se desfaz
Enquanto a solidão tola recria
O passo rumo ao nada, esta heresia
E nela nova face mais mordaz,
Do quanto em tempestade já se traz
A vida numa imensa hipocrisia,
Resolvo meus problemas e me perco
A solidão fechando assim o cerco
Esterco de um futuro inconsolável,
Mesquinhos dias; vejo e nada além
Da imensa turbulência a cada passo,
E quando novamente me desfaço
Apenas o vazio me convém.

6.

Em soluçante voz, a despedida
De toda esta incerteza a mais venal,
Meu passo permanece sempre igual,
Porquanto mais atroz se vê a vida,
No quanto a realidade sempre agrida
E bebe deste sangue em ritual,
O corte se amortalha e traz no mal
O pendular desejo aonde acida
Quintais do meu passado, abandonados
Os olhos solitários destroçados
E os riscos de sonhar são muito mais
Do quanto poderia até supor,
O mundo noutra cena e se compor,
Porém são meros sonhos terminais.

7

Aonde não se vê nascerem flores
Canteiros em completa sensação
Da turva e tão temível solidão
Sem nada nem sequer inda propores
O quanto desta vida em dissabores
Os dias mais terríveis poderão
Traçar nesta completa indecisão
Ausência mais cruel de antigas cores,
Agrisalhando o passo rumo ao nada,
Assim a minha sorte imaginada
Resume alguma luz, mas inconstante,
A solitária noite em tom sombrio,
Apenas imagino e desafio
Tentando olhar deveras adiante.



8

Motivos que procuro para a vida
Na ausência de esperança, ledo caos,
E quando imaginara ao longe as naus
Naufrágio se mostrando em despedida,
A farpa se entranhando na ferida
E os ventos adentrando tais degraus
Os dias se mostraram sempre maus,
Cortando dos meus sonhos a saída
Resumo de total incompetência
Procuro inutilmente a coerência
E tento vislumbra algum segundo
Diverso deste fátuo caminhar
E quando me imagino a desvendar,
Nas tramas solitárias me aprofundo.

9

Olhasse meu passado e então veria
A morte a cada instante mais presente,
O corte noutra face se apresente
E a vida solitária e mais sombria,
O quanto do mundo em agonia
Não vejo senão isto finalmente
E quando dos meus olhos segue ausente
Traçando invés de paz, melancolia
No fundo deste poço nada além
Do mundo aonde o resto me contém
Escória, mero pária resto e entulho,
Dos dias mais terríveis sombra e fonte
Sem nada que deveras inda aponte
O quanto imaginara; pedregulho.

10

Alheio ao que inda possa transcorrer
Na vida em solitárias caminhadas,
Ainda vejo ausentes alvoradas
O sol há tanto tempo vi morrer,
No quanto imaginara algum prazer
As horas seguem vãs e até veladas
As mansas ilusões já depredadas,
A solidão ditando o meu viver,
O conteúdo extenso de uma noite,
Resume neste vago e atroz pernoite
No qual nada percebo, nem a dita
E a mera fantasia se transforma,
Apenas do vazio toma a forma
Decerto mais mordaz, turva e maldita.

Nenhum comentário: