sábado, 20 de novembro de 2010

50571 a 50580

50571

Experiência não é o que acontece com um homem; é o que um homem faz com o que lhe acontece.
Aldous Huxley

O quanto se aprendesse
A cada nova queda
Aonde se envereda
A vida noutra messe
Aos poucos isto tece
E gera além, não veda
E nisto ora se enreda
O todo que acontece,
Gerando a consistência
Da farta experiência
E o tanto quanto possa
Além de mero ocaso
A sorte quando aprazo
Supera qualquer fossa.

50572

A constância é contrária à natureza, contrária à vida. As únicas pessoas completamente constantes são os mortos.
Aldous Huxley

Enquanto sou mutante
A cada instante vivo
E nisto não me privo
Do quanto se garante
A vida noutro instante
Audaz onde me crivo
E traço o passo altivo
Além do que se espante,
Vencendo os meus enganos
Rompendo velhos planos
O rumo se transmuda,
A sorte dita o porto
E não estando morto
O novo sempre ajuda.

50573

Posso compartilhar as dores das pessoas, mas não os seus prazeres. Existe algo curiosamente aborrecedor na felicidade alheia.
Aldous Huxley

Se as dores compartilho
Prazeres não consigo,
Ainda sendo amigo
Diverso é cada trilho,
E além de qualquer brilho
Deveras eu persigo
Ousando no perigo
O todo em empecilho,
Escassa noite clara
E quando se declara
Expressa novo rumo,
E quantas vezes; tento
Vencer o alheamento
E nisto em vão resumo.

50574

O silêncio está tão repleto de sabedoria e de espírito em potência como o mármore não talhado é rico em escultura.
Aldous Huxley

Quem cala não diz nada,
Mas pensa de tal forma
Que mesmo não informa
A sorte desenhada
E quando o sonho brada
Supera qualquer norma
E o todo que se forma
Traduz nova alvorada,
Silenciosamente
A vida nos contente
Ou mesmo desagrade,
Nos ermos do vazio,
O tempo eu desafio
Além da realidade.

50575

Uma das funções principais de um amigo consiste em sofrer, sob uma forma mais doce e simbólica, os castigos que desejaríamos e não podemos infligir aos nossos inimigos.
Aldous Huxley

Perdoe se te firo
E sei que agindo assim
Pudesse dentro em mim,
Apenas dar um tiro,
E o quanto em paz prefiro
Gerando após o fim,
Momento de onde vim,
E nada além retiro,
Expresso em virulência
O quanto diz ciência
De um tempo mais atroz,
Embora esteja aberto
O rumo onde deserto
Transgride em turva voz.

50576

As paródias e as caricaturas são as formas mais agudas de crítica.
Aldous Huxley

Retrato caricato
Da turva realidade
Enquanto se degrade
Ao mesmo tempo eu ato
E vejo o meu retrato
Aonde a claridade
Pudesse na verdade
Traçar um rumo ingrato,
Esqueço o desafeto
E quando me completo
Nos ermos de meu sonho,
Errático cometa
A vida não prometa
O quanto ora proponho.


50577

A publicidade é uma das formas mais interessantes e difíceis da literatura moderna.
Aldous Huxley

O parecer e o ser
Diverso do que existe
No todo sempre em riste
Permite o conceber
Aonde algum prazer
No quanto ora persiste
Marcando o que se insiste
E gera o bem querer,
Não tento na verdade
A vida onde me invade
O mar em alegria,
Apenas neste sonho
O quanto em paz componho
E o nada que viria.


50578

A castidade é a mais anormal das perversões sexuais.
Aldous Huxley

O amor que se renega
A luz em abandono,
O todo desabono
Na sorte alheia e cega,
O prazo desta entrega
E nela sempre outono
Matando em ledo sono
O mar não se navega,
Ausência de esperança
A luta não avança
E dita a solidão,
Do quanto poderia
E nada em agonia
Da morte é tradução.

50579

Em tempos normais, nenhum indivíduo são pode concordar com a ideia de que os homens são iguais.
Aldous Huxley

Diversidade dita
A maravilha em vida,
No quanto se duvida
E mesmo necessita
A noite se infinita
Na luta em vão urdida
A sorte ora contida
E nisto se acredita,
Espera após o canto
O rumo aonde encanto
O passo mais audaz,
Assim a cada instante
A vida me agigante
Ou nada enfim me traz.


50580

Toda a descoberta da ciência pura é potencialmente subversiva; por vezes a ciência deve ser tratada como um inimigo possível.
Aldous Huxley

Ciência sem um quê
De fantasia e sonho
Traçando um ar medonho
Aonde o fim se vê
Gerando o quanto crê
E nisto ora componho
O mundo mais bisonho
Procuro; mas, cadê?
A sorte em teoria
Decerto não traria
Real felicidade,
E o tempo se desnuda
Aonde sem ajuda
O caos tanto degrade.

Nenhum comentário: