segunda-feira, 22 de novembro de 2010

50861/70

50861

O homem sensato é aquele que se surpreende com tudo.
André Gide

A vida tem a face
Que tanto ora transcende
E nisto não depende
Do quanto se mostrasse
E gera enquanto trace
A paz que ora surpreende
No fato aonde rende
Bem mais que algum impasse,
Destarte prosseguindo
Aonde fora infindo
Momento desigual,
O quanto em sensatez
Dizendo o que não fez
Tramando o bem e o mal.

50862

Todas as obras de arte são de acesso bastante difícil. Se um leitor as julga fáceis é porque não soube penetrar no coração da obra.
André Gide

O que se vê deveras
Nem sempre é o que traduz
Dicotomia em luz
Produz novas esferas
E assim tanto temperas
O quanto reproduz
E quanta vez eu pus
Meu passo em vãs quimeras,
Ousando ser diverso
A cada novo verso
Sentidos diferentes
E nestas mil facetas
Apenas me arremetas
E nisto além já tentes.


50863

Há aquilo que se sabe e há aquilo que se ignora. Entre uma coisa e outra está aquilo que se supõe.
André Gide

O quanto se supõe
No fundo não traduz
Sequer escuro ou luz
E nisto se compõe
O passo onde se põe
E quando se faz jus
Ao todo que produz
E assim tudo se expõe,
Marcando com diverso
Caminho quando verso
Mudando a cada instante
O quanto pude e trago
Além do mero afago
O novo se adiante.

50864

Não te convenças de que a tua verdade possa ser encontrada por qualquer outro.
André Gide

Verdade, a variante
Da qual já não concebes
As diferentes sebes
Que tento a cada instante,
Mudando o que garante
E nisto não percebes
O quanto ora recebes
Ou mesmo se agigante,
A mesma face é vista
Deveras por artista
Que faz desta visão
Diversa maravilha
E quando além já trilha
As tramas mudarão.

50865

Se um jovem escritor conseguisse abster-se de escrever, não deveria hesitar em o fazer.
André Gide

O novo traz o engano
E gera após o quanto
Apenas desencanto
E nisto enfim me dano,
E quando novo plano
Pudesse onde garanto
Marcar em raro canto
O rumo soberano
Aí conseguiria
Ousar na fantasia
E ter com mais firmeza
Meus pés por sobre o solo
Aonde agora assolo
E inverto a correnteza.

50866

Os bons trabalhadores têm sempre a ideia de que ainda poderiam trabalhar mais.
André Gide

Além do que já fiz
Pudesse muito mais
Em atos desiguais
O ser/não ser feliz,
E a cada cicatriz
Provando dos venais
Caminhos onde esvais
Vagando por um triz,
Resplandecendo em mim
Apenas o que vim
Trazer em tom suave,
Ainda quando vejo
A sorte em tal desejo
O nada mais me entrave.

50867

Chamo jornalismo a tudo o que será menos interessante amanhã do que hoje.
André Gide

O mundo se transforma
E nada modifica
Imagem bem mais rica
Outrora noutra forma
Agora se deforma
E quando se edifica
O nada purifica
E gera espúria norma,
O velho diz do agora
E o quanto enfim aflora
Traduz o que já fora,
E nisto a minha sorte
Aonde não comporte
Decerto é sonhadora.

50868

Como não falaria eu com dificuldade? Tenho coisas novas a dizer.
André Gide

O novo dita o quanto
A cada instante eu possa
Trazer além da nossa
As sortes, desencanto,
E assim nada garanto
Embora se me apossa
Do rumo além da troça
Vibrando em ledo espanto,
No fim eu mergulhasse
E tanto nesta face
Diversa da que vira,
Pudesse desenhar
O quanto irei tocar
Mudando sempre a mira.

50869

Em geral, consideram-se sinceros todos os rapazes com convicções e incapazes de criticar.
André Gide

Sinceridade aonde
O mundo não se muda?
Ousando sem ajuda
O nada que responde
Enquanto corresponde
Ao todo e não acuda
Quem segue esta alma muda
Apenas lá se esconde,
O discordar permite
Ultrapassar limite
E renovar uma alma,
Assim o quanto pude
Além da juventude
Vencer o que me acalma.

50870

Não há problemas; apenas há soluções. O espírito de homem, depois, inventa o problema.
André Gide

Problema se renova
Povoa o quanto dita
A sorte se exercita
Na lua quando nova,
E sendo o que se aprova
À parte tal desdita
Quisera mais bendita
O quanto se comprova,
Depois renasce em nós
O rio noutra foz
E nisto se presume
A imensa cordilheira
Bem mais do que se queira
Gerando um novo cume.

Nenhum comentário: