sexta-feira, 26 de novembro de 2010

51111/20

11

O ponto de encontro entre a criação artística e a vida vivida talvez esteja naquele espaço privilegiado que é o sonho.
Antonio Tabucchi

O sonho nos liberta
E cria um novo espaço
Aonde o quanto traço
Mantém a mente aberta
E gera o que deserta
O ledo de um cansaço
E marca cada passo,
E nada nos alerta,
Vagando muito além
Do quanto nos convém
Gerando um novo mundo,
Assim a fantasia
E nela a poesia
Ditame onde me inundo.

12

Errar é humano: mais humano ainda é atribuir o erro aos outros.
Anton Tchekhov


Ao renegar meu erro
Em face mais humana
Ao todo não se engana
Aquém do imenso cerro,
E nisto este desterro
Gerando o que me dana,
A luta mais profana
E nisto enfim me aterro,
E finjo uma inocência
Buscando uma clemência
Que sei não salvará,
Porém a mansa brisa
Deveras ameniza
O todo e desde já.

3

O homem só se tornará um ser melhor quando mostrardes a ele como é feito.
Anton Tchekhov

Olhar o próprio rosto
Sem ter a distorção
Pura imaginação
Num ar extremo e exposto,
Do quanto sou composto
Da mesma podridão
E nela se verão
Sintomas de um desgosto,
Vagando sem saber
O quanto possa ser
Além do nada em mim,
Do todo desenhado
O risco enquanto invado
Traduz em si meu fim.

4

A boa educação não está tanto no fato de não derramar molho sobre a toalha de mesa, mas em não perceber se outra pessoa o faz.
Anton Tchekhov

Aonde um incidente
Pudesse disfarçar
E nisto caminhar
Além do quanto tente
E ser enquanto atente
O todo a desnudar
A face de um lugar
Por vezes pertinente,
Olhar e nada ver
Transforma em bem querer
O quanto poderia
Sem tola providência
Aonde em evidência
Provoca uma agonia.

5

Aquilo que provamos quando estamos apaixonados talvez seja o nosso estado normal. O amor mostra ao homem como é que ele deveria ser sempre.
Anton Tchekhov

O amor nos permitira
Além do ocasional
Um fato sem igual
Bem mais que mera pira,
E quando se interfira
No todo em ritual
Expressa no final,
Bem mais do que a mentira,
Sublime fantasia
Aonde se irradia
A humanidade em peso,
Vagando sem temer
O quanto perceber
E estar após, ileso.


6

Não permitais à língua ultrapassar o pensamento.
Anton Tchekhov


Guardando o pensamento
Contendo o que pudera
Traçar a vida fera
E nisto o desalento
Aonde o novo eu tento
E o velho destempera,
A sorte esta quimera
Traduz o sofrimento,
Vencer o descaminho
E ser além do espinho
O quanto acolheria,
No todo onde me calo,
Não sou mero vassalo
Da dor em agonia.

7

O vinho e a música sempre foram para mim um magnífico saca-rolhas.
Anton Tchekhov

O quanto me liberto
Dos eus que ledos, trago
Permitem cada afago
E nisto sem deserto
Num passo bem mais certo
Além do que divago
Eu bebo o mundo mago
E assim eu me desperto,
Ousando acreditar
No quanto caminhar
E ser bem mais feliz,
A sorte variada
A noite enluarara
O amor que eu tanto quis.

8

A universidade desenvolve todas as capacidades, inclusive a estupidez.
Anton Tchekhov


Numa expansão sem fim
Daquilo que nós somos
Diversos vários gomos
Desnudos dentro em mim,
Traduzem o jardim
E nele os velhos tomos
Gerando em ledos cromos
Transcendem ao que vim,
E em tal superlativo
O quanto fora altivo
Ou mesmo até banal,
A face multiplica
E o nada agora explica
O fato mais venal.

9

As mulheres nunca perdoam os fracos.
Anton Tchekhov

Fragilidade dita
A face mais temida
De quem procura a vida
Na sorte que infinita,
E quando a noite irrita
E gesta outra avenida
Aonde vai perdida
A luta que acredita,
O ser e o parecer
Mais tosco e mais atroz
Negando a nossa voz,
Matando sem saber
Afasta a proteção
E traz a negação.

51120

Quando as pessoas são felizes, não reparam se é Inverno ou Verão.
Anton Tchekhov

Felicidade expressa
Bem mais que algum momento
E mesmo em neve e vento
Traduz rara promessa
E o tempo recomeça
E nisto sempre tento
Bebendo deste alento,
A noite não tem pressa,
E o risco se desnuda
Na face mais aguda
E mesmo na mortalha,
A vida se presume
Aonde adentra o cume
E ali, em paz se espalha.

Nenhum comentário: