segunda-feira, 22 de novembro de 2010

50841/50

50841

Todos os seres derivam de outros seres mais antigos por transformações sucessivas.
Anaximandro de Mileto

A vida se renova e modifica
O passo que virá já não garante
O todo quanto perde num instante
E a sorte de tal forma se edifica,
A imagem que decerto ainda fica
Não diz o quanto venha doravante
E o prazo se moldando não espante
Esta imaginação deveras rica.
Assim em tais mutantes harmonias
Os tempos onde tanto poderias
Deságuam noutros tais que inda não vês,
E desta maravilha, evolução
Os dias do futuro mostrarão
A imprecisão dos tantos e porquês.

80842

Crê nos que buscam a verdade. Duvida dos que a encontraram.
André Gide

Verdade tão mutável
A cada novo passo
O quanto já desfaço
Em tempo interminável
Negar o que é palpável
Ou mesmo sendo escasso
O rumo noutro espaço
Deveras palatável,
Assim não mais se vendo
O que se fez adendo
Remendos de outras eras,
Bem mais do que se creia
A vida a cada teia
Traduz o quanto esperas?

80843

Os pensamentos são como as flores, aquelas que apanhamos de manhã mantêm-se muito mais tempo viçosas.
André Gide

O aprendizado traça
A vida em cada fase
E o quanto se defase
Expressa esta fumaça,
Porém no quanto embaça
O dito quando em quase
Mudando cada frase
No fundo nunca passa,
E sei do quanto pude
Em viva juventude
E morto agora vejo,
Apenas um cenário,
Aonde temporário
Ainda é mais sobejo.

80844


As coisas pertencem a quem sabe desfrutá-las.
André Gide

O quanto fosse meu
Ou não depende disto,
E quando assim persisto
Meu mundo percebeu
E sei que se perdeu
Aonde não insisto
E sinto que resisto
Diverso, não sendo eu.
O gozo se permite
Enquanto em tal limite
A vida dita posse
E tanto quanto trago
Apenas sei do vago
Caminho onde me aposse.

80845

A dificuldade na vida é tomarmos a sério a mesma coisa durante tempo de mais.
André Gide

A vida em variantes
Imagens se transforma
E quando em nova forma
Traduz o que garantes
Ou mesmo me adiantes
Ousando noutra norma
E assim já se deforma
O quanto se fez antes
No ser e no será
O todo desde já
Diverge do que fora,
Assim em tom diverso
Enquanto além eu verso
Mudança é redentora.

80846


Na vida, nada se resolve, tudo continua. Permanecemos na incerteza; e chegaremos ao fim sem sabermos com o que podemos contar.
André Gide

O nada que sei dita
O quanto não soubera
Nem mesmo o que se espera
E nada mais se evita
A sorte da pepita
Ou mesmo desta fera
Aos poucos degenera
E trama o que acredita,
Vestindo a face vária
A luta temerária
Jamais terminaria
Incerto caminhar
Imerso em céu e mar,
Diversa esta harmonia.

80847

Posso duvidar da realidade de tudo, mas não da realidade da minha dúvida.
André Gide

Jamais aprenderia
Ao ter uma certeza
E sei da correnteza
Deveras mais sombria
Mudando a cada dia
E nisto esta surpresa
Supera esta represa
E traça o que viria.
Realidade? Um sonho
E quando me proponho
Ousando acreditar,
Na mesma dimensão
Eu vejo a solução
Depressa a transmudar.

80848

Toda a teoria só é boa na condição de que, utilizando-a, se vá mais além.
André Gide

O passo que permite
Ultrapassar o fato
Aonde e já constato
Apenas um limite
Ao todo se acredite
E nisto me retrato
Ousando onde resgato
O bem que eu necessite,
A luta não me cansa
Nem mata esta esperança
Porquanto sigo em frente
E sei que em teoria
Além eu poderia
Viver, e assim se tente.

80849

Cada um quer apoderar-se daquilo que só pertence a todos.
André Gide

Ousar dizer que é meu
O quanto universal
Gerindo o desigual
Aonde se verteu
Enquanto concebeu
A vida um ritual
Diverso bem ou mal
Do todo que sorveu,
A luta não traria
Sequer esta utopia
E sendo de tal forma,
Poder já não me cabe
Bem antes que se acabe
O quanto nos reforma.

50850

A virtude é o que de melhor os indivíduos podem obter de si próprios.
André Gide

Melhor que qualquer bem
O bom diz quase tudo
E sei que quando mudo
A sorte ao longe vem
Dourando sem desdém
O quanto não me iludo
E sinto o quanto ajudo
O passo muito além,
Vencer as minhas dores
E sei por onde fores
As horas mais constantes
E nisto se percebe
A luta em cada sebe
Enquanto a luz garantes.

Nenhum comentário: